Devo tomar um Complexo Vitamínico?

Se você fosse ensinado que tomar suas vitaminas todos os dias era uma parte vital de se manter saudável – bem ali, com os dentes escovando e comendo seus vegetais – você não está sozinho. Durante décadas, os médicos recomendaram multivitaminas como uma maneira fácil de preencher quaisquer lacunas nutricionais em sua dieta. Mas pesquisas recentes sugerem que os benefícios das multivitaminas podem ser altamente superestimados. É hora de jogar seus multis? Aqui está o que você precisa saber.

Complexo Vitamínico não é páreo para uma alimentação saudável

Se a sua dieta é carregada com alimentos processados ​​e adicionados de açúcar, um suplemento multivitamínico não vai compensar isso. “Tomar um multivitamínico não é um substituto para uma alimentação saudável”, diz Alana Biggers, MD, MPH, professor assistente de medicina clínica na Universidade de Illinois-Chicago College of Medicine.

A melhor maneira de obter as vitaminas e minerais de que você precisa – junto com fibras e fitonutrientes – é ingerir uma dieta balanceada de frutas, vegetais, cereais integrais e proteínas.

Vitamina A, vitamina E e ferro têm sido associados a riscos para a saúde em doses elevadas, por isso, se sua dieta já é rica em nutrientes, um multivitamínico pode ser um exagero.

bom e barato

“Se você está comendo uma dieta bem equilibrada e também está tomando um multivitamínico, corre o risco de ter muitas vitaminas e minerais em excesso”, diz Biggers. (Psiu! Essas são as principais perguntas de saúde pesquisadas em todos os estados – respondidas).

Algumas pessoas precisam de doses mais altas de certas vitaminas ou minerais do que a dieta. Por exemplo, os idosos normalmente precisam de mais cálcio para manter os ossos saudáveis, as mulheres grávidas são encorajadas a aumentar a ingestão de ácido fólico para evitar certos defeitos congênitos, e os vegans podem ser baixos em vitamina B12, já que carne e laticínios são fontes importantes.

Mas mesmo se você cair em uma dessas categorias, você pode estar recebendo muitas outras vitaminas e nutrientes. Nesse caso, Biggers sugere tomar complexo vitamínico para compensar exatamente o que você está faltando, ao invés de buscar um multi que fornece extra de tudo.

Você provavelmente precisa de mais vitamina D

Enquanto você pode obter a maioria das vitaminas e minerais de uma dieta saudável, a vitamina D é uma exceção notável. Além do leite fortificado, do óleo de fígado de bacalhau e de alguns tipos de peixe, não há muitas maneiras de se obter D suficiente apenas dos alimentos.

A boa notícia é que nossos corpos podem produzir vitamina D naturalmente quando expostos à luz do sol – mas isso carrega seus próprios riscos. “Como a luz do sol pode causar câncer de pele, envelhecimento prematuro e outros danos à pele.

É provavelmente mais seguro obter sua vitamina D em uma pílula do que no sol”, diz David Cutler, MD, médico de medicina familiar no Centro de Saúde Providence Saint John, em Santa Monica, CA. Mas, novamente, um suplemento de vitamina D pode ser uma escolha melhor do que um multivitamínico.

Multivitaminas não são pílulas milagrosas. “Suplementos vitamínicos nunca foram mostrados para fornecer o câncer e doenças cardíacas que impedem os efeitos de uma dieta saudável”, diz Cutler.

vitamina D

Na verdade, a revista médica Annals of Internal Medicine publicou um artigo (sem rodeios: ” Basta é o suficiente: pare de desperdiçar dinheiro com suplementos vitamínicos e minerais “), observando que não havia evidências de que as multivitaminas tivessem algum efeito no declínio cognitivo, doenças cardíacas, câncer, ou mortalidade global.

Portanto, embora os suplementos possam ajudar a preencher lacunas específicas em sua dieta, um multivitamínico provavelmente não causará um grande impacto em sua saúde. Resumindo: Sinta-se à vontade para ignorá-lo e, em vez disso, concentre-se na construção de hábitos alimentares saudáveis.

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